domingo, 22 de março de 2020



Oportunidade: mais de 

3.000 produtos argentinos

 podem entrar nos EUA sem 

pagar imposto

Crédito: Shutterstock


Nieves Guerrero Lozano



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16 de janeiro de 2020   • 17:03
Hoje, circula especulação sobre os resultados mais chocantes em um mundo que mantém uma economia e uma política intimamente correlacionadas, e que nos obriga a projetar o futuro com frentes abertas. No contexto atual, onde uma desaceleração global do comércio é revelada em todo o planeta, "há amplo espaço para as exportações argentinas aumentarem no mercado dos EUA, que é o maior do mundo".
O potencial da Argentina, de acordo com o Sistema de Preferências Generalizadas (SGP) em vigor, inclui vários produtos de origem nacional que podem entrar no mercado norte-americano com tarifas zero. Além de carnes e limões, estão incluídos o azeite, queijos, morangos e maçãs, entre outros expedidos pelo Ministério da Agroindústria e pela Fundação do Instituto de Negociações Agrícolas Internacionais (INAI)
Nesse diagnóstico da especialista Isabel Quiroz, os resultados estão subordinados à forma como os produtores locais se preparam e, ao mesmo tempo, à evolução das relações dos governos envolvidos, entre os principais aspectos analisados ​​pelos especialistas consultados pelo país.
Como é o intercâmbio comercial entre a Argentina e os Estados Unidos hoje? Fernando García Martínez, membro da Comissão de Importação e Exportação da Câmara de Comércio e Serviços da Argentina (CAC), destacou que está "estagnado e em declínio, mesmo em 2019, onde a estagflação argentina levou as importações a seus níveis mais baixos de Durante a década, devido à queda no consumo, a balança comercial continuou deficitária; as importações dos Estados Unidos dobram as exportações para esse país, e as nossas são produtos primários e manufaturados de baixo valor agregado, enquanto nossas importações são de máquinas e manufaturas de alto valor agregado ".
"Não apenas temos uma balança comercial notavelmente negativa, mas a qualidade das exportações também é desequilibrada, pois compramos mais salários americanos do que vendemos. Apesar do fato de os dois países terem um volume baixo de comércio exterior em relação ao seu PIB, a diferença no PIB é sideral; portanto, em nossas escassas exportações, os Estados Unidos são o terceiro destino de nossas vendas externas, que são a 50ª posição no bolo das origens das importações americanas ", afirmou García Martínez.
No entanto, Quiroz, diretor executivo do Conselho Empresarial Argentina-Estados Unidos (Usabc), considerou que "a balança comercial global deve ser analisada, além das balanças bilaterais que podem responder a questões estruturais e ter uma grande variedade. Argentina, por Por exemplo, tradicionalmente havia um superávit comercial significativo com o Chile, além de um déficit comercial regular com o Brasil, sendo altamente integrado aos dois países ".
Nesse sentido, a diretiva destacou que "os Estados Unidos são o terceiro parceiro comercial de nosso país" e resgatou que "nos últimos anos foram feitos grandes progressos na abertura do mercado norte-americano de produtos argentinos, como o caso de limões, carne e a readmissão do país no Sistema de Preferências Generalizadas, pelo qual mais de 3.000 produtos podem entrar sem pagar uma tarifa ".

Pontos de partida

Quiroz afirmou que "a abertura formal do mercado não se traduz automaticamente em um aumento nas exportações. A dos Estados Unidos é muito competitiva e os produtores argentinos devem trabalhar duro para conquistá-la, procurando parceiros locais, trabalhando com clientes e distribuidores e desenvolvendo sua marca ".
Nesse sentido, ele argumentou que "eles têm toda a capacidade de fazê-lo" e que cabe ao novo governo do presidente Alberto Fernández "refletir e decidir qual é a melhor estratégia para se posicionar em um mundo cada vez mais complexo e em mudança, no qual são rediscutidos. alguns dos orçamentos e regras básicos aos quais estávamos acostumados. Não apenas na Argentina, todos os países devem encontrar a melhor estratégia para enfrentar as mudanças que estão ocorrendo no comércio internacional ", afirmou Quiroz.
Em meio a esses altos e baixos, ele avaliou que o recente acordo entre a potência do norte e a China constitui "um sinal muito bom para os mercados e dá uma perspectiva de alguma estabilidade no curto prazo, o que é muito bom para a economia global e, acima de tudo, para países como a Argentina e outros de tamanho médio "que podem ser mais afetados.
Quiroz destacou "o peso importante do governo dos Estados Unidos no Fundo Monetário Internacional (FMI), do qual é o principal acionista, e também as grandes oportunidades que oferece para as exportações argentinas, tanto de grandes empresas quanto de As PME, bem como os importantes investimentos que poderiam vir "daquele país" em setores estratégicos como Vaca Muerta, se as condições básicas, claras, estáveis ​​e previsíveis forem garantidas a longo prazo ".
Enquanto isso, ao medir o terreno político, o presidente da empresa farmacêutica Eriochem, Antonio Bouzada, alertou que o governo argentino "deve executar estratégias muito bem pensadas, especialmente para manter boas relações com os Estados Unidos, que hoje apresentam diversas ameaças. , como o relacionamento com a Venezuela e Cuba ".

Tarifas no alvo

Quanto à possibilidade de Donald Trump avançar com a aplicação de tarifas sobre a exportação de aço e alumínio argentino, Bouzada criticou: "A primeira implicação é que deixaria as posições tributadas em uma situação comprometida", acrescentando que, além disso, "isto é um mau sinal para o nosso país ".
Quiroz também considerou que "não seria positivo que tais medidas prosperassem", porque essas exportações "representavam em 2018 17% de nossas exportações para os Estados Unidos e uma receita de US $ 1,2 bilhão entre 2018 e 2019 para a Argentina, que hoje você precisa tanto. "
"Seria muito lamentável se esse fosse o primeiro passo no relacionamento comercial bilateral entre os dois países", afirmou Quiroz, embora estivesse confiante "de que o presidente Trump revele sua posição, como aparentemente já fez com o Brasil".
Para García Martínez "a política de uma economia mais protecionista por parte dos Estados Unidos e a possibilidade de aumentar as tarifas de importação de certos produtos argentinos reforçam a idéia de que a estratégia comercial externa (local) deve ser desenvolvida apostando no multilateralismo nas relações políticas e econômicas ".
"Atualmente", acrescentou ele, "há uma renegociação de passivos internacionais, onde a opinião dos Estados Unidos terá um peso decisivo, tanto em relação à dívida com o FMI, como em grande parte dos bancos internacionais. Essa posição protecionista americana pode jogar a favor da Argentina em relação à sua capacidade de pagamento, se eles aumentarem as barreiras comerciais ".
Nesse sentido, ele considerou que "nosso país deveria pensar em uma estratégia regional como uma plataforma imediata para sua própria economia", embora "nisso, talvez o mais complexo seja redirecionar os objetivos do Mercosul".

Papel do Mercosul

García Martínez estimou que "o desenvolvimento de cadeias de valor regionais por meio do Mercosul é estratégico para a Argentina" e, embora tenha indicado que "hoje existe uma dificuldade que é mais política do que econômica no bloco", enfatizou que "não há dúvidas" que na região do Mercosul e na região gravitará para negociar com os blocos internacionais ofertas regionais de valor agregado, para fortalecer o comércio exterior ".
A conveniência de promover acordos comerciais preferenciais do Mercosul vinculados à Aliança do Pacífico (AP) é "sem dúvida" auspiciosa e representa "uma das contas pendentes mais importantes da integração regional", para Isabel Quiroz, que apreciaram a existência de "uma afinidade e complementaridade natural" entre esses países.
"Embora tenham sido feitos grandes progressos, já que hoje existem vários acordos de preferência comercial entre eles", ele julgou que "ainda há um longo caminho a percorrer em questões regulatórias e em outras áreas que permitiriam aprofundar" essa integração.
A especialista comentou que hoje os Estados Unidos têm "acordos comerciais com todos os países da AP, que demonstraram maior dinamismo econômico nos últimos anos", para os quais observou que "maior integração entre o Mercosul e os Estados Unidos". A AP pode desempenhar um papel fundamental na geração de cadeias de valor regionais nas quais os produtores argentinos podem ser muito competitivos e aproveitar esse acesso preferencial ao "mercado norte-americano".
Embora Bouzada concordasse com a oportunidade dessa associação, ele expressou suas dúvidas sobre qual será "a posição do governo argentino, não apenas em relação à AP, mas sobre o novo perfil que o Mercosul terá, como tarifas extras do Mercosul. , sua posição política com os Estados Unidos e sua posição em relação ao governo da Venezuela. Vamos considerar que a Argentina pode ser isolada das visões estratégicas monolíticas que, lideradas pelo Brasil, certamente serão apoiadas pelo Uruguai, Paraguai e Bolívia ", observou.
No quadro das mudanças na política de comércio exterior que Trump incorpora, Quiroz mencionou "a revisão de alguns acordos comerciais, como a decisão de não assinar a Aliança Transpacífica. No entanto, o acordo comercial entre os estados está prestes a O México-EUA-Canadá (Usmca) é ratificado. Não temos dúvidas de que o Usmca será usado como o novo guia para futuros acordos comerciais entre outros países ", afirmou.
Ele conjeturou ainda que "no caso da Argentina, não há um acordo comercial abrangente e moderno com os Estados Unidos; portanto, não há possibilidade de que as revisões realizadas o afetem", embora tenha alertado que os "andaimes institucionais" para o comércio entre as duas nações "é frágil e pode ser revertido com relativa facilidade".
Nesse momento, ele aludiu ao "diálogo que os governos dos Estados Unidos e do Brasil estão tendo para avançar em um acordo comercial. Se essa possibilidade ocorrer", alertou ele, "poderá ter implicações significativas para a Argentina, devido aos desafios que enfrentaria competindo em piores condições do que Produtores brasileiros no "mercado americano".

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