domingo, 15 de julho de 2012

Descoberto o mais procurado criminoso nazi

Áustria

Descoberto o mais procurado criminoso nazi

Ontem
Ladislaus 'László' Csizsik-Csatary tem 97 e vive em Budapeste, na Hungria. A sua localização foi descoberta por uma investigação do jornal britânica 'The Sun'
Mora num comum bairro de Budapeste, na Hungria, o mais procurado criminoso de guerra nazi. Ladislaus 'László' Csizsik-Csatary tem 97 anos e foi ele quem, na qualidade de chefe da polícia real húngara da cidade eslovaca de Kosice
mandou deportar para o campo de concentração de Auschwitz 15.700 judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Csizsik-Csatary usa agora o nome de Smith L. Csatary e foi localizado após uma investigação de jornalistas do tablóide britânico 'The Sun'. Dois jornalistas da publicação conseguiram não só fotografá-lo como chegar mesmo à fala com ele. Bateram-lhe à porta, ele abriu-a em roupa interior, e perguntaram-lhe pelo seu passado, ao que respondeu: "Não, não, vão-se embora!"
'László' sempre negou as acusações de criminoso de guerra que lhe foram feitas por um tribunal do Canadá. Localizado agora, com a ajuda de do Centro Simon Wiesenthal, em que ocupa o primeiro lugar na lista de nazis mais procurados. Smith L. Csatary.
O nazi fugiu para o Canadá quando se tornou clara a vitória dos Aliados. Criou a sua nova identidade ao trabalhar como comerciante de obras de arte. Foi descoberto em 1997, quando decidiu pedir a nacionalidade canadiana, mas conseguiu fugir de novo e nos últimos 15 anos o seu paradeiro era um mistério.

Nenhum comentário: